terça-feira, 14 de junho de 2011

Pluviômetro

O pluviômetro consiste de um funil oco com uma área de captação exposta de 20cm de diâmetro e instalado a uma altura de 1,5 metros acima do solo. Em sua parte inferior uma torneira bloqueia a água. Com a ocorrência da chuva a água se aloja em seu interior, e a seguir coletada por uma proveta graduada em milímetros. Essa medida em milímetros indica a altura da lâmina d'água sobre toda extensão do metro quadrado de superfície.
Exemplo: Um chuva de 10 milímetros significa que em cada metro quadrado de superfície o solo recebeu um volume de 10 litros de água.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pluviógrafo

O pluviógrafo é o aparelho que registra em um diagrama diário, o gráfico de todos os detalhes de uma chuva. Exemplo: duração, ínicio, término, intensidade, volume. 
A capacidade é de 10mm de água, ou seja, corresponde o que na realidade seria 10L por m², quando o volume da água atinge o limite o sifão desloca uma bóia no seu interior elevando a pena registradora, que por sua vez é registrada no diagrama registrando assim os detalhes da chuva. Quando atinge o valor máximo de 10mm, o sifão automáticamente descarrega e assim sucessivamente.